segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Professor e aluno: histórias cruzadas

Dia dos Professores. Sempre que chega essa época do ano faço aquele balanço básico de gratidão no coração, tudo que ensinei, tudo que aprendi, quantos alunos novos pude inspirar, quantos mestres me inspiraram, e lembrei de contar esse momento pra lá de especial na minha carreira de professora de Ballet para Adultos aqui no blog.

Há um ano atrás recebi uma aluna nova, a Mel. Muito simpática, antes de entrar e se apresentar ela ficou sentadinha assistindo outras aulas aulas que eu ministrava.
Depois de conversarmos por alguns minutos, percebi que ela havia sido amputada. Daí ela me contou toda sua história e terminou falando que havia ganhado uma prótese inédita no mundo, em formato de sapatilha de ponta.
Uau! (quantas possibilidades isso pode gerar)
Nesse micro segundo passaram-se milhares de idéias pela minha mente...
Era claro que os desafios dela estavam atrelados aos meus desafios, de adaptar toda técnica para que ela pudesse cursar as aulas, aproveitar ao máximo os ensinamentos, e se sentir dançando.

Assim minha história de professora está paralela e ao mesmo tempo dentro da história de vida da Mel, pois mais uma vez, quando somos professores somos mais ensinados do que ensinamos. Nem preciso dizer o quanto agradeci por ter essa oportunidade de crescimento como profissional.
Com certeza 2015 foi um ano lotado de desafios para mim, esse foi o mais delicioso em muitos aspectos, amadurecimento, troca, e mais uma vez rever e rever (de novo!) tudo que eu sabia sobre dança.

Parabéns pra Mel, pra mim, para todos os professores e alunos. Pois é o aluno que faz o professor ser professor.  Trabalhar com qualquer aluno em condições especiais faz ficar evidente que é necessário rever tudo que se sabe para criar alternativas que atendam, adequem, trabalhem e divirtam um indivíduo que tem diferentes necessidades particulares físicas sejam elas de apoios, peso, alongamento e equilíbrio.

Esse encontro/troca, gerou alguns registros no início de 2016, que deixo abaixo os links. Mas também fica uma última idéia de motivação para todos que querem começar a dançar e ainda não tiveram coragem: quando vc quer algo, nada é impossível.Vale muito a pena conhecer a trajetória dela, vejam mesmo!


Esse aqui tem vídeo dela dançando no programa da Fátima Bernardes e algumas imagens dela fazendo aula comigo: http://gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/videos/t/cenas/v/mel-superou-acidente-e-danca-bale-com-protese/4918016/

Foto: Karime Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário!